ARQUIVOS EM FOCO: AMERICANOS

Um dos primeiros formatos destinados ao uso doméstico e amador, o sistema Pathé-Baby, que utilizava película cinematográfica 9,5 mm, foi lançado em 1922. O formato 16 mm foi lançado logo após, em 1923. O 8 mm, em 1932. Ou seja, menos de 30 anos depois de 1895, ano considerado o marco do surgimento do cinema, quando foi realizada a primeira exibição cinematográfica pública e comercial pelos irmãos Lumière, em Paris, na França. 

 

Foi a partir dos anos 1990 que a pesquisa sobre os filmes domésticos se intensificou,  ampliando a discussão sobre essa categoria de filmes. Projetos de digitalização realizados nos últimos anos também fizeram com que a circulação dos registros domésticos aumentasse consideravelmente. Esses filmes podem ser encontrados em diferentes instituições de memória, como arquivos audiovisuais públicos e privados, cinematecas e também em coleções particulares. Os Estados Unidos talvez seja um dos países que mais concentra iniciativas dedicadas aos formatos domésticos, sejam de arquivos ou de organizações independentes. O país sempre foi um dos grandes consumidores de equipamentos domésticos de filmagem, e um dos motivos era o seu custo, relativamente mais baixo, o que possibilitou o acesso de distintos grupos sociais a esta tecnologia, incluindo as minorias locais, como a comunidade afro-americana. Diferentemente do que aconteceu no Brasil, pois é muito raro, por exemplo, encontrar imagens em película de famílias negras brasileiras. Essas famílias estão presentes nos filmes, mas é incomum encontrá-las como figuras centrais das imagens. Ou seja, não eram elas que detinham os equipamentos ou o poder de escolha sobre o que registrar. 

 

Neste programa, resolvemos unir esses dois aspectos, ou seja, a profusão de iniciativas dedicadas à preservação e difusão do cinema doméstico nos Estados Unidos e a oportunidade de exibir os registros domésticos de famílias afro-americanas realizados ao longo do século XX. A seleção reúne quatro filmes de arquivos e organizações independentes norte-americanas que retratam o âmbito familiar da comunidade negra em diferentes momentos e situações, entre 1938 e a década de 1970. 

 

Os filmes Imagens de famílias do Meio-Oeste (1938) e Diversões de verão no Bronx (196-) fazem parte do acervo do Prelinger Archives, fundado em 1983 por Rick Prelinger na cidade de Nova York. Ao longo de 20 anos, Prelinger reuniu uma coleção de mais de 60 mil filmes (publicitários, institucionais e domésticos), adquiridos pela Biblioteca do Congresso dos EUA em 2002. O arquivo seguiu em funcionamento e voltou a coletar filmes, com foco no universo doméstico e amador, e atualmente conta com cerca de 18 mil itens. A obra J. Max Bond, pai - filme doméstico n. 2 (1941) faz parte da coleção de filmes domésticos do educador americano J. Max Bond e integra o acervo do Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana do Instituto Smithsonian.  Inaugurado em 2016, é o único museu nacional dedicado exclusivamente à documentação da vida, história e cultura dos afro-americanos. O título Filmes domésticos afro-americanos não identificados: Mother Mills (1961) integra a coleção do Center for Home Movies, organização sem fins lucrativos, fundada em 2005, cujo objetivo é coletar, preservar, fornecer acesso e promover a compreensão acerca dos filmes domésticos e amadores.

Midwestern family scenes

 

 

Sequência de imagens de diversas famílias da região Meio-Oeste dos EUA. Logo no início, vemos a educadora e ativista política Mary McLeod Bethune, um dos nomes de destaque na luta pela igualdade de raça e de gênero nos EUA da primeira metade do século XX. Ao longo de todo o filme, há imagens de famílias da comunidade negra norte-americana posando e sorrindo para a câmera. Vemos uma banda militar ou uma fanfarra abrindo um desfile de carros em uma rua da cidade. Destaque para alguns veículos, que carregam em suas portas laterais inscrições com os nomes de estabelecimentos comerciais da cidade. Na continuação do evento, é mostrada outra fanfarra, com mulheres  desfilando com bastões e músicos tocando seus instrumentos. Tomadas aéreas da cidade, do centro ao subúrbio, com destaque para um rio que percorre grande parte da área. Em seguida, em frente a uma igreja, noivos e convidados chegam para um casamento. Planos gerais mostram ruas e edifícios, provavelmente prédios da administração pública da cidade. Uma longa série de imagens tomadas em um zoológico mostram diversos animais: zebras, camelos, ursos, girafas, tigres, cobras, entre outros. Na sequência seguinte, uma família passeia em um parque, enquanto posa para a câmera. Imagens de um grupo de homens trabalhando com escavação de terra às margens de um lago. Em seguida, vemos banhistas saltando de uma plataforma de madeira instalada no meio do lago. Pessoas tomam banho no lago. No final do filme, novos planos mostram ruas, praças e prédios da cidade. 

J. Max Bond, Sr home movie #2

 

 

 

Este filme faz parte de uma coleção de 10 filmes domésticos feitos pelo educador americano J. Max Bond, entre os anos de 1930 e 1960. Seus filmes, que apresentam registros de família, de viagens e das instituições educacionais com as quais J. Max Bond estava ligado, integram o acervo do Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana do Instituto Smithsonian. Na primeira parte do filme, vemos imagens coloridas de um grupo de homens, mulheres e crianças da cidade de Tuskegee, no Alabama, EUA, sentados em uma varanda e sorrindo para a câmera. Na sequência, há cenas de várias pessoas trabalhando em uma fazenda. Uma família posa para a câmera em frente à varanda de uma casa. Vemos algumas crianças em close-up e cenas que mostram o trabalho com o gado e a lavoura no campo. Em seguida, em imagens em preto e branco, é mostrado um grupo de crianças em idade escolar e três professoras entrando em uma escola rural. Imagens das crianças e professoras no interior da sala de aula. Nas cenas seguintes, as crianças se reúnem em grupo do lado de fora, interagindo com a câmera. Na parte final, vemos uma série de planos de trabalhadores rurais, que posam para a câmera em meio às plantações da fazenda.

Bronx summer fun

 

 

 

Filmagens dos moradores do distrito do Bronx, na cidade de Nova York, nos EUA, realizadas na década de 1960. Um grande número de crianças ocupa uma rua do Bronx, conversando, brincando, andando de bicicleta, jogando vôlei, pulando corda. Muitas delas posam, acenam e sorriem para a câmera. Alguns adultos são vistos sentados nas escadas em frente aos prédios onde moram. Crianças brincam no dia quente com o esguicho de água de um hidrante. Algumas freiras católicas e outros adultos são vistos acompanhando crianças pequenas em atividades e brincadeiras, provavelmente na área de uma escola. Imagens de crianças e adolescentes reunidos na rua, ao lado das freiras e de ônibus escolares, enquanto brincam e interagem ativamente com a câmera.

 

Unidentified African American home movies: Mother Mills

 

 

 

Filmagens realizadas em 1961 mostram a residência de uma família negra de Detroit, Michigan, nos EUA, durante a celebração do natal. Uma mulher decora uma árvore de natal na sala, acompanhada de seu cachorro de estimação, também adornado com um dos enfeites da decoração natalina da casa. Outros detalhes da decoração são mostrados, como as meias penduradas na parede e os presentes ao pé da árvore. A mulher posa ao lado do marido para a câmera, em frente à árvore decorada. Eles se abraçam e se beijam. Ela escolhe um disco para tocar na vitrola. Em seguida, vemos dois casais dançando na sala. Outras pessoas se juntam ao grupo e também dançam animadamente. Na sequência seguinte, vemos o casal, seus filhos e alguns amigos reunidos na escada em frente a sua residência. A família entra em um carro e segue para uma viagem. Imagens em movimento mostram cenas do trajeto feito pela família, primeiro cruzando uma ponte e depois seguindo por uma estrada. Vemos várias paisagens filmadas desde a janela do carro, enquanto a família atravessa os estados de Nebraska, Wyoming e Nevada: campos, montanhas, postos de gasolina e hotéis à beira da estrada. Imagens da mãe e da filha, do lado de fora do carro, durante uma parada para ir ao banheiro. A família volta à estrada, e novas imagens em movimento das paisagens são filmadas. 

Filmes domésticos afro-americanos não identificados: Mother Mills

1961, cor, silencioso, 15′34″ 

Diversões de verão no Bronx, Nova York, EUA

196-, pb, silencioso, 7′45″ 

J. Max Bond, filme doméstico n. 2

1941, cor e pb, silencioso, 9′01″

Imagens de famílias do Meio-Oeste, EUA

1938, pb, silencioso, 15′36″

PROGRAMAÇÃO