Família

O âmbito familiar talvez seja um dos aspectos mais retratados pelos filmes domésticos. Os registros dos ritos familiares têm o efeito de prolongar os acontecimentos, servindo para preservar momentos, atitudes, costumes, trajes e ambientes vivenciados coletivamente. São como dispositivos desencadeadores de memórias, psicologicamente reveladores e esteticamente singulares da vida familiar, dos relacionamentos sociais e de comunidades de classe, raça e geração. 

 

As câmeras portáteis utilizadas, em formatos como o 8 mm, Super-8, 9,5 mm ou 16 mm, de tecnologia mais acessível, mas ainda assim de custo proibitivo para grande parte das famílias, circunscreveu a possibilidade de acesso a esses registros a determinados grupos sociais, sobretudo no Brasil.  

 

Neste programa, com 16 filmes divididos em duas sessões, apresentamos filmes que retratam distintos eventos familiares, da primeira década de 1900 até meados de 1980. Na primeira sessão, priorizamos os eventos coletivos, que acabam por reunir diversas gerações de um mesmo grupo familiar em diferentes espaços e situações. Na segunda sessão, focamos na infância, período marcante do desenvolvimento humano, com seus marcos e rituais intensamente registrados. 

 

Festas, passeios, reuniões, nascimentos, batizados, primeiros passos e aniversários, porções de memórias privadas que, deslocadas do seu tempo, acabam por se inserir em uma memória coletiva e compartilhada. 

 

Programa 1

Reminiscências

 

Filmagens realizadas entre os anos de 1909 e 1926 reúnem imagens de diversos membros da família do Coronel Antônio Francisco Junqueira, no Estado de Minas Gerais. No início do filme, vemos o coronel, sua esposa Arminda, seus filhos e netos no quintal de sua residência na Rua Bahia, em Belo Horizonte, em 1909. No mesmo período, cenas de Aristides Junqueira, um dos filhos do coronel, sua primeira mulher Corinna e seus cinco primeiros filhos. Em 1925, imagens do casamento de Chloris, primeira filha de Aristides Junqueira. Vemos a saída de casa da noiva com seus pais, sogros e convidados na Rua Goitacazes, incluindo o Dr. Júlio Soares e Stela Libânio, como dama de honra. Em seguida, imagens da noiva em um automóvel, do interior da Capela Nossa Senhora do Rosário, da saída da igreja, na Avenida Amazonas com Rua Tamoios, do cortejo de automóveis na Rua Espírito Santo, e da chegada dos noivos e convidados de volta à residência da família. Nas cenas seguintes, vemos Aristides Junqueira, os noivos e os convidados reunidos no quintal da casa. Na sequência, cenas do Carnaval de 1926: grupos fantasiados, moças, crianças e homens, um deles como Carlitos. Imagens da região do lampadário da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Filmagens das ruas de Belo Horizonte: um largo, um bonde no sentido Afonso Pena-Bahia com a Serra do Curral ao fundo. As filhas e o genro de Aristides Junqueira caminham pela rua. No final do filme, vemos as filhas e Aristides com o bebê Octávio de Melo Alvarenga, seu primeiro neto. Este filme pertence ao acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A digitalização foi feita por conta da realização do documentário Até onde pode chegar um filme de família (Rodolfo Junqueira Fonseca, 2018)

1909-1926, pb, silencioso, 13′05″

[Vida familiar en la Colonia Ruiz de Alda, San Javier, Murcia]

 

 

Filmagens da Colônia Ruiz de Alda, uma área residencial militar conhecida como Ciudad del Aire, em Santiago de la Ribera, na região de Múrcia, na Espanha. Esses registros domésticos foram realizados entre 1953 e 1957 por um agrimensor do Exército espanhol que aproveitou as sobras dos rolos de filmes utilizados em seu trabalho militar. Chamado de Juaquín de las Heras Gutierrez, este acervo foi o que deu origem ao projeto Memorias Celuloides.

[Vida familiar na Colônia Ruiz de Alda, San Javier, Múrcia]

1953-1957, pb, silencioso, 13′37″

Familia Lobos

 

Filmagens realizadas em película 8 mm pelo pai de Musia Rosa Lobos, pesquisadora e crítica de cinema, em meados da década de 1930, no Chile. O filme reúne imagens de Musia e suas irmãs na cidade de Valparaíso, onde morava a família, e de viagens ao sul do Chile, na região de Villarrica. Vemos um grupo de meninas brincando no Paseo Gervasoni, em Valparaíso. Na metade do filme, há imagens do porto da cidade, também nos anos de 1930. Na parte final, há registros do sul do Chile, na região de Angelmó, em Puerto Montt. O filme integra o acervo da Cineteca Nacional do Chile.

Família Lobos

193-, pb, silencioso, 9′28″

Celebración de fiestas patrias em família

 

 

Filmagens em película 8 mm, realizadas na segunda metade da década de 1960, mostram diversas atividades durante o feriado pátrio na região central do Chile, em comemoração à independência do país, ocorrida em 18 de setembro de 1810. Imagens de um hasteamento de bandeira, de um desfile em família, de brincadeiras típicas, de um almoço no campo e de um baile da cueca, dança típica do Chile. O filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

Comemoração do feriado pátrio em família

1965-1969, cor, silencioso, 3′41″

[Los recuerdos de los López – Niños]

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. As imagens destacam principalmente as crianças da família, brincando e passeando com os adultos em diversos locais da região. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, raramente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera

[As lembranças da família López – Crianças]

1965, cor, silencioso, 11′42″

[Vida na fazenda]

 

Registros filmados provavelmente em meados da década de 1950. As imagens mostram diversas pessoas que vivem em uma grande propriedade rural brasileira. Muitas crianças brincam e posam para a câmera. Algumas delas montam a cavalo. Paisagens da fazenda são mostradas em planos gerais: o casarão, um curral vazio, colinas, campos, um riacho. Moradores do local se reúnem nas pedras à beira do riacho, posando para a câmera. Outros espaços da fazenda são vistos. Um homem conduz um carro de bois. E outro corta um pedaço de cana e o oferece a uma criança. O filme se encerra com imagens do casarão. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

195-, pb, silencioso, 6′34″

[Passeios em família]

 

Realizadas provavelmente no início da década de 1960, essas filmagens mostram crianças e suas famílias se divertindo em um local que aparenta ser uma colônia de férias ou uma propriedade rural recreativa, no interior do Brasil. Crianças brincam em piscinas, em escorregadores e balanços, e praticam pescaria. Um homem acompanha as crianças à beira de um lago ou açude, onde se banham. Na parte final do filme, crianças arrumadas, possivelmente para uma festa, posam para a câmera. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

Programa 2

[Nacimiento de un bebe] 

 

 

Filme encontrado em um mercado de artigos usados na Bélgica. Pelo que se pode averiguar a partir das imagens, trata-se de uma família francófona da região de Lovaina, na Bélgica. Filmado em película 16 mm, vemos o parto de Catherine, nascida em novembro de 1969, os primeiros contatos da equipe médica e da mãe com a recém-nascida, o seu batizado e a visita de crianças e adultos da família ao quarto do hospital, celebrando a chegada da bebê. Este filme pertence ao acervo do projeto espanhol Memorias Celuloides.   

Nascimento, de Peter Azen

 


“Uma criança nasce e, junto, o seu primeiro conflito.”

 

O filme foi realizado para a abertura da primeira mostra retrospectiva do cineasta, performer e fotógrafo Peter Azen, ocorrida em julho de 2019, na cidade de Berlim, na Alemanha. Esta é uma versão atualizada daquela exibida em Berlim. As imagens foram captadas pelo pai do cineasta, com uma câmera Super-8, antes, durante e depois do nascimento de Peter. O parto aconteceu em 16 de junho de 1984, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, no Hospital Amparo Feminino, também conhecido como Hospital Alemão. Uma parte da montagem do filme foi feita pelo cineasta, e a outra incorpora a montagem feita pelo pai em 1984, para o arquivo da família. A imagem de abertura, uma estrada, foi filmada em 2009 por Peter com a mesma câmera utilizada por seu pai em 1984. O rolo foi revelado pelo diretor em sua própria casa. Entre as pessoas vistas no filme, estão Alexios Azen Jr., seu pai, Sonia Azen, sua mãe, e Erick Azen, seu irmão.

2021, cor, sonoro, 5′07″

[Los recuerdos de los López – Bautizo y boda]

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Nas imagens, do ano de 1963, se destacam o batismo de uma bebê da família e uma cerimônia de casamento, vista na parte final do filme. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, raramente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

[As lembranças da família López – Batizado e casamento]

1963, cor, silencioso, 8′48″

Día de playa en Constitución

 

 

Filmagem em película 8 mm, realizada na primeira metade da década de 1940, mostra os banhistas em uma praia na cidade de Constitución, no litoral da região de Maule, no Chile. Em um dia ensolarado, várias crianças, entre elas um bebê, brincam na areia da praia, acompanhadas por uma mulher. O filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

Dia de praia em Constitución

1940-1945, cor, silencioso, 3′52″

Gianmarco a Pesaro con la nonna Clara Palazzetti

 

 

Filmagem em pelicula 8 mm do passeio que o pequeno Gianmarco Torri e sua avó materna Clara Palazzetti fizeram pela Piazza della Libertà, na cidade de Pésaro, na Itália, em agosto de 1971. Imagens de Clara carregando o bebê em seu carrinho, com a praia e banhistas ao fundo. O bebê caminha pelos jardins da Piazza della Libertà. No final do filme, vemos Gianmarco bebendo em uma xícara, no colo de sua avó. Este filme pertence à coleção Giovanni Torri.

Gianmarco em Pésaro com sua avó Clara Palazzetti

1971, cor, silencioso, 1′58″

Fiesta Casera (Bautizo)

 

 

Imagens mostram crianças e adultos reunidos em uma casa celebrando o batizado de um bebê. Duas mulheres seguram um par de bebês nos braços e os mostram para a câmera. Um homem toca uma música ao piano. Casais dançam com animação na sala. Crianças posam com um dos bebês para a câmera. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.  

Festa em casa (Batizado)

197-, cor, silencioso, 3′23″

Cumpleaños infantil

 

 

Filmagem em película 8 mm, realizada na primeira metade da década de 1950, mostra o aniversário de um menino, em Santiago do Chile, capital do país. Vários meninos se reúnem ao redor de uma mesa decorada, com o bolo de aniversário ao centro. O aniversariante apaga as velinhas do bolo. Meninos e meninas comem acompanhados de duas mulheres presentes à festa. No final, vemos as crianças brincando na área externa da casa. Elas se sentam em grupo nos degraus de uma escada e posam para a câmera. O filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

Aniversário de criança

1950-1955, pb, silencioso, 2′31″

Carlita

 

 

Imagens captadas por uma câmera Super-8 mostram o banho da bebê Carlita, com um mês de idade, em 13 de fevereiro de 1970. Duas mulheres banham a criança, enquanto ela é observada pelo pai. Imagens da residência da família decorada para uma festa infantil. Bolo, enfeites nas paredes e convidados, entre crianças e adultos. As crianças saboreiam os doces da festa, enquanto muitos adultos, incluindo os pais da bebê, posam para a câmera segurando Clarita no colo. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.

1970, cor, silencioso, 3′22″

Liz feliz

 

 

Filmagens da festa de aniversário da menina Liz. Imagens mostram a decoração da festa e os convidados. Muitas crianças, incluindo bebês, estão entre os presentes, dançando e, em alguns momentos, interagindo com a câmera. As mães seguram seus bebês no colo, próximas à mesa com o bolo de aniversário. Adultos observam as crianças se divertindo. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.

197-, cor, silencioso, 3′22″