Local e mundial 

Uma das grandes vantagens das câmeras portáteis utilizadas para as filmagens domésticas era ser uma ferramenta capaz de documentar experiências de deslocamentos pessoais tanto para lugares próximos quanto distantes. Possibilitando a criação de “diários de viagem”, também costumavam ser utilizadas para registros que iam muito além. 

 

Neste programa, com 16 filmes divididos em duas sessões, apresentamos experiências de deslocamento sob diferentes perspectivas: movimentações rotineiras que revelam olhares inusitados para o cotidiano, e registros comuns que acabam por testemunhar eventos importantes.

 

Imagens de feiras públicas; de viagens de carro, trem e barco por lugares do Brasil, Chile, Peru, Itália e Espanha; da transformação de cidades em determinados períodos, como o Chile das eleições de Salvador Allende; da Amazônia peruana na década de 1970; e até mesmo de  um eclipse em uma cidade peruana são registros que ganham outra dimensão quando exibidos publicamente, ao serem confrontados entre si e cotejados com outros elementos visuais do mundo. 
 

Programa 1

As lembranças da família López – Granada

1972, cor, silencioso, 4′18″

Feria pública

 

 

Filmagens em película 8 mm realizadas na primeira metade da década de 1940, em uma cidade do sul do Chile. Imagens de pessoas reunidas em uma área onde parece acontecer uma exposição ou feira pública. Cenas de uma partida de futebol, assistida pelos frequentadores nas arquibancadas. Em seguida, vemos dois lutadores de boxe competindo em um ringue, com a presença do público. Este filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

A passeggio per Livorno

 

 

 

 

Filmagens em película 8 mm de Livorno, na Itália, feitas por Giovanni Torri em meados da década de 1960. Passeando de carro, Giovanni registra a circulação de pessoas pelas ruas, enquanto caminham em frente a prédios e lojas da cidade. Entre as imagens, vemos a Rua Ricasoli, uma via central de Livorno. Este filme pertence à coleção Giovanni Torri. 

[Guaraná]

 

 

 

Filmagens em película Super-8 registram um grupo de pessoas em viagem por uma estrada brasileira. Dois homens examinam uma carreta com um barco, que está solta e próxima a um carro que provavelmente a levava. Em seguida, vemos um grupo de três mulheres e uma menina caminhando pela estrada e equilibrando moringas na cabeça. No final do filme, um grupo de pessoas desfruta de uma praia, tomando sol e caminhando à beira-mar. As filmagens aconteceram provavelmente na década de 1970. Este filme integra a coleção do cineasta e pesquisador Rodrigo Faustini, composta deste e de outros filmes em Super-8 que foram encontrados na cidade de Campinas, em São Paulo, e doados ao cineasta. Rodados em diferentes regiões do Brasil, os filmes da coleção refletem a cultura e o estilo de vida de vários lugares do país. O título deste filme foi atribuído a partir do que se verificou escrito na embalagem que originalmente guardava o rolo de Super-8.

[Viagem a São Paulo, década de 1960]

 

 

 

Filmagens em película Super-8, provavelmente da década de 1960, mostram um carro percorrendo as ruas do centro de São Paulo. Imagens de pessoas circulando e dos edifícios. Planos gerais do Viaduto do Chá e do Vale do Anhangabaú. Imagens da fachada da fábrica Colgate-Palmolive, na Vila Mariana. Cenas de funcionários no interior da fábrica. Este filme pertence à Coleção Cinelimite, que reúne filmes domésticos rodados em película cinematográfica no Brasil e dos quais pouca informação contextual é conhecida. Muitos dos filmes da coleção foram realizados por turistas em visita ao país, em diversos períodos ao longo da segunda metade do século XX. 

[Viagem a Brasília, década de 1960]

 

 


 

Filmagens em película Super-8 de meados da década de 1960. Imagens de um céu azul com nuvens, captadas de dentro de um avião. Em seguida, vemos o aeroporto La Aurora, na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Na sequência, planos gerais de Brasília mostram a Esplanada dos Ministérios e outros edifícios da capital do Brasil. Um grupo de pessoas conversa ao redor de uma Kombi em uma superquadra do Plano Piloto. Cenas da visita do grupo à Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha, e de um passeio de Kombi pelo Eixo Monumental. Planos da Catedral Metropolitana, ainda em construção, e da Praça dos Três Poderes. No final, imagens de uma funcionária em uma cozinha e de uma avenida da cidade. Este filme pertence à Coleção Cinelimite, que reúne filmes domésticos rodados em película cinematográfica no Brasil e dos quais pouca informação contextual é conhecida. Muitos dos filmes da coleção foram realizados por turistas em visita ao país, em diversos períodos ao longo da segunda metade do século XX. 

Los recuerdos de los López – Granada 

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Aqui vemos imagens dos passeios turísticos da família na cidade de Granada, no sul do país. As filmagens desta coleção oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

196-, cor, silencioso, 7′43″ 

196-, cor, silencioso, 3′01″

197-, cor, silencioso, 3′13″

Passeando por Livorno

196-, pb, silencioso, 2′43″

Feira pública

1940-1945, pb, silencioso, 2′01″

As lembranças da família López – Viagem a Barcelona 

196-, cor, silencioso, 12′51″

Los recuerdos de los López – Viaje a Barcelona

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Nestas imagens, vemos a família durante uma viagem à cidade de Barcelona e à região da Catalunha, no leste do país. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

1993, cor, silencioso, 10′31″

[Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Ouro Preto e Salvador]

 

 

 

Filmagens mostram Alice de Andrade nas cidades de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Ouro Preto e Salvador. No início do filme, vemos Alice subindo em um flamboyant em Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro, enquanto posa e interage com a câmera. Em seguida, imagens de uma praia, onde Alice toma banho de mar. Na Feira de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, pessoas em mesas de bar assistem a uma apresentação musical. Planos gerais mostram paisagens da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Alice e uma jovem conversam em uma varanda. Imagens dos morros e vales da cidade. Cenas mostram a arquitetura colonial de Ouro Preto ao entardecer, com destaque para as igrejas. Nas imagens finais, vemos um grupo de jovens tocando instrumentos de percussão em Salvador, na Bahia. Este filme integra o acervo da cineasta Alice de Andrade.

Programa 2

Passeio de barca pelo rio Valdivia

194-, pb, silencioso, 58″ 

Paseo en la lancha – río de Valdivia

 

 

 

Filmagens em película 8 mm realizadas na primeira metade da década de 1940, em Valdivia, no sul do Chile, mostram um barco a motor navegando pelo rio que leva o mesmo nome da cidade. Imagens de um barco seguindo pelo rio com quatro passageiros, enquanto um grupo de pessoas acena em despedida desde um pequeno deque à margem. Em seguida, com a câmera filmando no barco, vemos os quatro homens em primeiro plano enquanto navegam pelo rio. No final, um quinto passageiro posa para a câmera. Este filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

Viagem de trem a Villarrica

194-, cor, silencioso, 1′43″

Viaje en tren a Villarrica 

 

 

 

Filmagens em película 8 mm realizadas na primeira metade da década de 1940. Cenas de uma viagem do trem Flecha del Sur até o lago e o vulcão nos arredores da cidade de Villarrica, uma zona turística da Cordilheira dos Andes, no sul do Chile. Este filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

196-, cor, silencioso, 3′22″ 

Chuchuito, Puno

 

 

 

Filmagens em película Super-8 da cidade de Chuchuito, na província de Puno, no sudeste do Peru, feitas provavelmente em meados da década de 1960. Imagens da praça central da cidade. Em seguida, vemos um grupo de moradores, com roupas típicas, cruzando a pé uma estrada. Acompanhados por músicos, eles chegam a uma praia e começam a dançar. Possivelmente trata-se da chacallada, um dança rural típica dos carnavais da região. Planos gerais mostram a paisagem do local, como montanhas, lagunas e animais pastando. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.

196-, cor, silencioso, 3′22″

Eclipse

 

 

 

Filmagens de um eclipse solar feitas em uma cidade não identificada do Peru. Imagens mostram o sol eclipsado e diversos carros e pessoas reunidos em uma estrada, enquanto observam o evento. Pouco a pouco, o Sol volta a brilhar e o dia clareia. Mulheres com câmeras instaladas sobre tripés fotografam o eclipse. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.

Família Faiguenbaum (Eleições de 1970)

1970, cor, silencioso, 14′17″

Familia Faiguenbaum (Elecciones 1970)

 

 

 

Filmagens realizadas por Isaac Faiguenbaum mostram diversos aspectos de Santiago do Chile, a capital do país, na época da eleição para presidente ocorrida em 1970. Cenas das ruas de Santiago com propaganda eleitoral dos candidatos Jorge Alessandri Rodríguez, Radomiro Tomic e Salvador Allende. Imagens de pichações em muros e paredes com os nomes e slogans dos candidatos. Vemos a região do Parque Florestal e do centro da cidade e, na sequência, uma praia do litoral chileno. No final do filme, imagens de uma banca com as capas dos jornais publicados em 4 de setembro de 1970, o dia da eleição. Este filme integra o acervo da Cineteca Nacional do Chile.

Vistas do litoral norte peruano

196-, cor, silencioso, 3′47″

Vistas de la costa norte peruana

 

 

 

Filmagens de paisagens do litoral norte peruano feitas provavelmente na década de 1970. As imagens, tomadas desde um carro que percorre uma estrada, mostram as montanhas, as planícies, as praias e algumas ruas de uma ou mais cidades da região, ainda não identificadas. No final, vemos cenas de uma cidade à beira-mar e alguns de seus moradores. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.

1970-1972, cor, silencioso, 14′35″

Amazônia peruana

 

 

 

No início da década de 1970, o fotógrafo e cineasta amador peruano Alberto García García filmou cenas de Pucallpa, cidade onde viveu a maior parte de sua vida. Este fragmento, de um registro de maior duração realizado por Alberto, mostra o crescimento de Pucallpa, seus espaços icônicos, como a Praça do Relógio e o porto, as atividades das serrarias, a estrada, as chuvas, as queimadas e o dia a dia de trabalho desta cidade localizada na Amazônia peruana. Funcionário da fábrica alemã Bosch, que produzia as câmeras Bauer, Alberto adquiriu uma câmera Super-8 e assim passou a realizar suas filmagens. 

197-, cor, silencioso, 3′23″

Navegantes

 

 

 

Filmagens de um numeroso grupo de pessoas, a maioria homens, reunidas em uma embarcação que navega por um rio peruano, não identificado. Realizadas provavelmente na década de 1970, as imagens mostram os passageiros amontoados em diversas partes do lado externo da embarcação. Em seguida, vemos planos do interior do barco, com homens dormindo em redes. No final, os passageiros desembarcam em um cais improvisado, caminhando sobre barcos menores atracados na margem do rio. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.