Pessoas e lugares

Esse programa retrata a relação entre as pessoas, os lugares onde foram criadas e as culturas onde estão inseridas, demonstrando uma possível dupla dimensão dos filmes domésticos: serem íntimos e universais ao mesmo tempo, mostrando que aquilo que é específico em um local também pode ser comum a muitas pessoas.


Exibiremos 16 filmes divididos em duas sessões, apresentando atividades coletivas ligadas ao espaço onde são realizadas, como os momentos de lazer ou as festividades religiosas e culturais de determinados grupos sociais, mostrando hábitos e costumes de brasileiros, chilenos, espanhóis, italianos e peruanos, dos anos 1920 até final da década de 1970. 


Touradas, corridas automobilísticas, festas católicas, Carnaval, festa junina, jogo de capoeira, dias na praia. Uma multiplicidade de imagens que, quando emancipadas do seu contexto original de produção e apreciação, ultrapassam o círculo familiar, revelam sua força e passam a pertencer a um patrimônio compartilhado.

 

Programa 1

[As lembranças da família López – Praia]

196-, cor, silencioso, 4′49″

[Tourada, festa da Igreja da Penha e carnaval]

 

Filmagens realizadas em película 9,5 mm, em meados da década de 1930. Cenas de uma praça de touros, com o toureiro, o touro e o público presente na arquibancada. Em seguida, vemos imagens de crianças brincando em frente a uma casa. Cenas de um cais, possivelmente o do porto de Santos, em São Paulo, onde uma família posa para a câmera em frente aos navios atracados. Na sequência, uma criança posa em frente a um anúncio de corrida de cavalos. Imagens de uma viagem de trem em direção ao subúrbio do Rio de Janeiro, da fachada do Cine Oriente, no bairro de Olaria, e da festa na Igreja da Penha. Cenas de piquenique, seguidas por imagens do carnaval de rua com músicos e foliões negros, possivelmente no Estácio de Sá, de uma família fantasiada e de blocos carnavalescos. Corso de carnaval na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. Imagens de uma mulher matando uma galinha, de homens fantasiados de mulheres no carnaval e de batalha de confetes e pó de arroz. Este filme pertence ao acervo do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Celebración de fiestas patrias en fábrica de botellas

 

 

 

 

Filmagens em película 8 mm, realizadas na segunda metade da década de 1930, mostram funcionários de uma fábrica do bairro de Santa Isabel, em Santiago do Chile, praticando atividades durante o feriado em comemoração à independência do país, ocorrida em 18 de setembro de 1810. Imagens dos funcionários em uma partida de futebol, competindo em jogos típicos de gincana, como corrida de saco e carrinho de mão, e almoçando em um galpão da fábrica. O filme pertence ao acervo da Filmoteca Chilena.

[Baile de carnaval infantil]

 

 

Filmagens de um baile de carnaval infantil, provavelmente do início da década de 1960. Imagens de várias crianças foliãs, dançando, brincando e interagindo com a câmera. A maioria das crianças está fantasiada de baianinha, de índio e de deusa grega. Os pais as observam enquanto elas se divertem. Em seguida, os adultos se juntam às crianças e todos dançam. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

[Carnaval no Rio de Janeiro]

 

 

 

Imagens de foliões pulando o carnaval no Rio de Janeiro, provavelmente filmadas no início da década de 1970. Garoto se veste de mulher e brinca com pessoas na rua. Uma mulher se despe para a câmera, enquanto dança. Cenas de um bloco de carnaval mostram a banda e um grande número de foliões, a maioria deles fantasiada. Aparentemente, o desfile do bloco acontece na Avenida Presidente Vargas, na região central da cidade. Imagens de foliões sambando, se divertindo e, em muitos momentos, interagindo com a câmera. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

In viaggio verso Castiglioncello

 

 


 

Filmagem em película 8 mm de meados da década de 1960. Giovanni Torri registra uma viagem de carro à cidade de Castiglioncello, na Itália, acompanhado de alguns amigos. Entre as imagens, se destaca um longo plano-sequência filmado a partir do carro, que percorre a estrada litorânea que liga as cidades de Livorno e Castiglioncello. Este filme pertence à coleção Giovanni Torri.

[Los recuerdos de los López – Playa]

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Entre as imagens, vemos os López em passeios e banhos de mar em uma praia espanhola. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

Em viagem a Castiglioncello

196-, pb, silencioso, 2′16″

197-, cor, silencioso, 2′41″

196-, pb, silencioso, 3′20″

Comemoração do feriado pátrio em fábrica de garrafas

1935-1939, pb, silencioso, 1′43″

c.1932-1936, pb, silencioso, 8′25″

196-, cor, silencioso, 2′57″

[Família em Copacabana, Rio de Janeiro]

 

 

 

Filmagens de uma família desfrutando do sol e da praia no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, provavelmente em meados da década de 1960. Imagens da família na areia. Plano geral mostra a extensão da praia, com inúmeros banhistas e as fachadas dos edifícios ao longo da Avenida Atlântica. Em seguida, vemos um jovem casal da família tomando banho de mar. Algumas cenas do bairro: uma rua decorada com enfeites natalinos, o calçadão da praia e, ao fundo, o Forte de Copacabana. Imagens da travessia do bondinho do Pão de Açúcar. Nas cenas finais, vemos os membros da  família reunidos para um passeio e, em seguida, duas meninas tomando banho em uma piscina. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

[As lembranças da família López – La Manga]

1972, cor, silencioso, 4′21″

[Los recuerdos de los López – La Manga]

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Aqui vemos cenas de banhos de mar em uma praia da cidade de La Manga, na província de Múrcia, e imagens de um almoço em família na companhia de muitos amigos. As filmagens desta coleção oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

[As lembranças da família López – Vários lugares]

1963-1964, cor, silencioso, 8′47″

[Los recuerdos de los López – Lugares varios]

 

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Entre as imagens, vemos as crianças da família se divertindo em brinquedos de um parque de diversões e passeios no campo. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

Programa 2

1932-1936, pb, silencioso, 10′17″

[Família, Igreja da Penha e corrida de carros]

 

 

Sequência de filmagens realizadas em meados da década de 1930 na cidade do Rio de Janeiro. Imagens de um casal com bebê e de uma festa de batizado. Crianças posando para a câmera e, depois, se divertindo com animais de estimação e brinquedos. Cenas da festa da Igreja da Penha, no subúrbio. Bloco com baianas dançando e romaria nas escadas da Igreja. Imagens de homens e mulheres dançando e posando para a câmera. Em seguida, filmagens domésticas e de um passeio pela cidade. Homem posando em frente à Praça XI, na região central do Rio de Janeiro. No final do filme, cenas de uma corrida de automóveis, do tipo “baratinhas”, do Circuito da Gávea, passando pela Rua Visconde de Albuquerque em direção à praia do Leblon. Este filme pertence ao acervo do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

192--1931, pb, silencioso, 19′20″

Família Alberto de Sampaio

 

 

 

Filmagens em película 16 mm de diversos momentos da família do fotógrafo amador Alberto de Sampaio, entre meados da década de 1920 e 1931 nas cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis. Entre os registros de Alberto de Sampaio, se destacam não apenas momentos reconhecidamente marcantes, como a passagem do dirigível alemão Graf Zeppelin pelos céus do Rio de Janeiro, em maio de 1930, mas também aspectos da paisagem urbana carioca e do cotidiano de alguns de seus moradores no período. Nestas imagens, vemos cenas de práticas esportivas, como uma regata na Baía de Guanabara e garotas praticando ginástica ao ar livre, além de registros domésticos que o fotógrafo fez de seus familiares. O filme integra o acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

197-, cor, silencioso, 11′47″  

[Festa junina]

 

 

 

Filmagens de uma festa junina que reuniu um grande número de convidados, provavelmente em meados da década de 1970, em uma cidade brasileira não identificada pelas imagens. Pessoas caracterizadas de caipira se cumprimentam, conversam e dançam. Imagens de sanfoneiros tocando, de um casamento na roça e de pessoas dançando quadrilha. Um homem tenta subir em um pau de sebo. Crianças e adultos se divertem na festa, alguns deles posando e interagindo com a câmera. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

197-, cor, silencioso, 3′19″

[Capoeira]

 

 

 

Filmagem em película Super-8 de uma roda de capoeira em uma cidade do interior do Brasil. Homens e crianças jogam capoeira, enquanto outros batem palmas e tocam um atabaque, um berimbau e um pandeiro. Um grupo de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, os observa. As filmagens aconteceram provavelmente na década de 1970. Este filme integra a coleção do cineasta e pesquisador Rodrigo Faustini, composta deste e de outros filmes em Super-8 que foram encontrados na cidade de Campinas, em São Paulo, e doados ao cineasta. Rodados em diferentes regiões do Brasil, os filmes da coleção refletem a cultura e o estilo de vida de vários lugares do país. O título deste filme foi atribuído a partir do que se verificou escrito na embalagem que originalmente guardava o rolo de Super-8.

[As lembranças da família López – Passeio em Jumilla]

196-, cor, silencioso, 4′20″

[Los recuerdos de los López – Excursión a Jumilla]

 

 

 

Este filme corresponde à coleção Los recuerdos de los López (As lembranças da família López), do projeto espanhol Memorias Celuloides. As filmagens, realizadas em película 8 mm, mostram o cotidiano de uma família do bairro operário de San Antón, na cidade de Cartagena, na Espanha. Aqui vemos imagens dos passeios da família durante uma viagem a Jumilla, cidade da província de Múrcia. As filmagens oferecem uma rara visão da Espanha dos anos de 1960, dificilmente encontrada em outros filmes da década. Sendo uma família de fotógrafos, os López tinham fácil acesso à película cinematográfica, e ainda que seja perceptível que a prática profissional da fotografia tenha lhes proporcionado um determinado nível econômico, as crianças e os adultos da família não deixam de se manifestar com espontaneidade nas diferentes situações em frente à câmera.

196-, cor, silencioso, 2′39″

[Um dia de sol]

 

 

 

Filmagens, provavelmente de meados da década de 1960, mostram um grande número de crianças se divertindo em um parque recreativo, em uma cidade brasileira não identificada pelas imagens. O filme se inicia com um plano geral de uma piscina, com os banhistas ao redor. Crianças passeiam pelo gramado, brincam de pular corda e de bambolê e se divertem nos brinquedos do parque. Nas imagens finais, as crianças praticam atividades em uma piscina, orientadas por um instrutor. Este filme pertence à coleção de Eduardo Zepka.

Férias de verão

197-, cor, silencioso, 3′21″

Veraneo

 

 

 

 

Imagens de uma vila de casas à beira-mar destinada ao turismo e às férias de verão. Planos gerais mostram a praia, os barcos de pescadores e banhistas passeando. Um casal cruza a baía de barco, remado por um homem e uma criança. Imagens do passeio e dos banhos de mar do casal. Este filme integra a coleção do projeto peruano Cine Íntimo.